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PORTABILIDADE OU LINHA TELEFÔNICA CANCELADA INDEVIDAMENTE?

Saiba como proceder e quais são os seus Direitos! Você pode ser indenizado.

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PORTABILIDADE OU CANCELAMENTO DE LINHA TELEFÔNICA INDEVIDAMENTE? O QUE FAZER?

As empresas de telefonia não podem realizar a portabilidade da linha telefônica sem nenhuma solicitação, pois o consumidor é titular do número e da linha de telefonia móvel, conforme a Resolução 460/2007 da ANATEL.

Dessa forma, o consumidor pode requerer indenização por danos morais e materiais às operadoras de telefonia, em razão do período em que ele permaneceu sem a linha telefônica. Afinal, o serviço de telefonia é essencial à realização das atividades cotidianas, inclusive profissionais.

Na maioria dos casos o cancelamento ocorre nos planos pré-pagos, aquele em que o consumidor tem que inserir créditos antes de usar o plano. Geralmente ocorre, por falta da inserção de créditos.

Entretanto, imagine que sem motivo nenhum a operadora cancele seu número? Suspenda sua linha? E se o consumidor utiliza desse número para desenvolver suas atividades profissionais e pessoais?

É por esse motivo que o cancelamento da linha não pode ocorrer sem antes dar ao consumidor uma oportunidade de se defender ou regularizar a situação.

Maneira que, a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), determina que o serviço de telefonia e internet deve ser restabelecido em até 24 (vinte e quatro) horas contadas do conhecimento da efetivação da quitação da dívida ou da inserção de créditos.

COMO SABER SE A PORTABILIDADE OU SUSPENSÃO DO SERVIÇO FOI INDEVIDO?

As hipóteses mais comuns de corte/suspensão e portabilidade da  linha telefônica de forma indevida, elencadas pela ANATEL, são: 

  • Alteração de plano sem autorização/solicitação;

  • Cancelamento de linha sem solicitação;

  • Cancelei meu plano e cancelaram a minha linha;

  • IMEI bloqueado de forma indevida;

  • Linha bloqueada por cobranças indevidas;

  • Portabilidade indevida por erro da operadora;

  • Portabilidade indevida executada por estelionatários.

Caso sua situação seja uma das mencionadas acima, fale imediatamente com um Advogado Especialista em Direito do Consumidor para avaliar o seu caso.

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  • Negativação indevida;

  • Extravio de bagagem;

  • Atraso de voo;

  • Cobrança indevida/abusiva;

  • Atraso na entrega do imóvel;

  • Atraso na entrega de produtos;

  • Propaganda enganosa;

  • Defeito no produto;

  • Problemas com consórcios;

  • Falha na prestação de serviços;

  • Fraude empréstimo consignado;

  • Negativação indevida;

  • Erro médico;

  • Medicamento de alto custo;

  • Danos morais e materiais;

  • Causas específicas;

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